Mundo

Conselho Europeu está novamente interrompido em Bruxelas

O Conselho Europeu foi novamente interrompido, após os 28 chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) terem estado reunidos pouco mais de uma hora para debater as nomeações para os cargos de topo, confirmou fonte diplomática.

A mesma fonte indicou que a interrupção deverá durar cerca de uma hora.

Os trabalhos do Conselho Europeu tinham sido retomados cerca das 16h20 em Bruxelas (menos uma hora em Lisboa), depois do reinício da cimeira extraordinária ter sido sucessivamente adiado desde as 11h00 por estarem a decorrer encontros bilaterais e outras reuniões entre líderes europeus.

Na segunda-feira de manhã, e depois de uma longa e infrutífera maratona negocial, Donald Tusk anunciou a suspensão do Conselho Europeu perante a impossibilidade de chegar a um compromisso sobre as nomeações para os cargos de topo.

Os líderes dos 28 chegaram à cimeira europeia às 18h00 locais de domingo (menos uma hora de Lisboa) e estiveram reunidos, a 28 mas também em encontros bilaterais e várias rondas de consultas, durante 18 horas, antes que o político polaco reconhecesse o “fracasso” das negociações e agendasse o reinício da reunião extraordinária para as 11h00 de hoje.

Segundo vários diplomatas europeus, em cima da mesa estará uma proposta que inclui a alemã Ursula von der Leyen para a presidência da Comissão Europeia, o primeiro-ministro belga em funções, o liberal Charles Michel, para a presidência do Conselho Europeu, o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, o socialista Josep Borrell, como Alto Representante da UE para a Política Externa e ainda a francesa Christine Lagarde para o Banco Central Europeu.

A presidência do Parlamento Europeu seria repartida entre o búlgaro Sergei Stanishev, atual líder do Partido Socialista Europeu, e o alemão Manfred Weber, que foi o candidato principal do Partido Popular Europeu (PPE) à presidência da Comissão Europeia.

Fonte:Lusa

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: