Cultura

Convento de Cristo recebe exposição do arquiteto Bartolomeu Costa Cabral

O Convento de Cristo, em Tomar, recebe, a partir de sábado e até 15 de setembro, uma exposição retrospetiva e biográfica do arquiteto Bartolomeu Costa Cabral, para a qual foram selecionados 18 dos seus projetos.

A Ética das Coisas – Bartolomeu Costa Cabral 1953-2012′ vai estar patente nas três Salas do Noviciado, no monumento classificado como Património da Humanidade desde 1983, mostrando “uma expressiva parte da obra deste arquiteto que se destaca, entre outros, pelos seus trabalhos no domínio da habitação, do urbanismo e do equipamento educativo”, refere um comunicado do Convento de Cristo.

Num espaço “intimamente ligado à família” do arquiteto — a parte residencial do antigo convento foi a morada do seu avô Bartolomeu antes da reaquisição desta pelo Estado, em 1939 -, vão ser mostrados projetos da autoria de “uma das figuras de proa da viragem do movimento moderno da arquitetura portuguesa”, realçou a diretora do Convento de Cristo, Andreia Galvão.

Louvando a iniciativa da Ordem dos Arquitetos/Secção Regional Sul, que organiza a exposição em parceria com a Direção Geral do Património Cultural/Convento de Cristo, a diretora afirmou que esta é uma “homenagem mais que merecida a uma grande figura da arquitetura portuguesa”.

Bartolomeu Costa Cabral, atualmente com 90 anos, vai estar presente na cerimónia que assinalará, no sábado, a abertura da exposição que mostrará alguns dos projetos da sua autoria, lembrando Andreia Galvão que foi coautor, com Manuel Tainha, do edifício do Instituto Politécnico de Tomar, que colabora com a iniciativa, nomeadamente, na parte da fotografia.

Fonte:lusa

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: