Economia

Preços na produção industrial desaceleram para 0,9% em maio

Os preços na produção industrial aumentaram 0,9% em maio face ao mesmo mês de 2018, desacelerando face à subida homóloga de 2,0% em abril, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo o INE, a evolução do Índice de Preços na Produção Industrial (IPPI) resultou de uma contribuição de 0,4 e 0,3 pontos percentuais dos agrupamentos de ‘energia’ e de ‘bens intermédios’, respetivamente.

Excluindo o agrupamento de ‘energia’, os preços na produção industrial aumentaram 0,6% em maio, desacelerando ligeiramente face à subida de 0,7% no mês anterior.

A secção das indústrias transformadoras registou uma variação homóloga de 1,6%, abaixo da subida de 2% do mês precedente, tendo contribuído com 1,4 pontos percentuais para a variação do índice total.

Em termos mensais, a variação do IPPI foi de 0,3% em maio (1,3% no mesmo mês do ano anterior), inferior em 0,3 pontos percentuais ao observado em abril.

O agrupamento de ‘energia’, com uma taxa de variação de 1,1%, deu o principal contributo para a variação mensal do índice total (0,2 pontos percentuais).

A secção das indústrias transformadoras apresentou uma subida mensal de 0,4% em maio, que compara com o aumento de 0,8% no período homólogo anterior, e contribuiu com 0,4 pontos percentuais para a variação do índice total.
Fonte:Lusa

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM