Mundo

Comportamento de Mike Pompeo isola ainda mais EUA

Desde Mike Pompeo ter assumido o cargo de Secretário de Estado dos EUA há mais de um ano, o comportamento que chama mais atenção é a difamação sobre a China. Seja onde Pompeo vá ou seja qual for o tema da visita, ele sempre desvia a pauta e começa a difamar a China.

Recentemente, Mike Pompeo criticou o governo chinês por “ter destruído a liberdade de crença dos cidadãos de Xinjiang”, mas o fato é que há 24,4 mil mesquitas em Xinjiang, ou seja, cada 530 muçulmanos em Xinjiang possuem uma mesquita. Entretanto, o número total de mesquitas nos EUA é menor do que um décimo da cifra de Xinjiang.

Além disso, Mike Pompeo sempre caluniou dizendo que a Iniciativa Cinturão e Rota prejudica a soberania de diversos países. Mas o fato é que seis mil representantes dos 150 países e 92 organizações internacionais, incluindo 50 representantes dos EUA, participaram do 2º Fórum do Cinturão e Rota para a Cooperação Internacional. A comunidade internacional votou a favor e estabeleceu confiança à Iniciativa com este ato.

Na recente visita à Alemanha, Suíça, Holanda e Reino Unido, Mike Pompeo intimidou os aliados dizendo que existem riscos de vazamento de privacidade caso optem por usar tecnologia chinesa. Obviamente, Pompeo se esqueceu da entrevista da CNBC em maio, quando ele não pôde fornecer provas de que a Huawei ameaça a segurança nacional dos EUA. Claro, também Pompeo se esqueceu de outro fato: o celular da chanceler alemã, Angela Merkel, foi espionado exatamente porque estava usando tecnologia norte-americana.

O historiador dos EUA, Stephen Wertheim, apontou no seu texto que a política contra a China vem da “preocupação” norte-americana com a China. Alguns políticos de Washington consideram que, para se manterem como a maior potência do mundo, o ataque contra a China é indispensável. Obviamente, Pompeo é um destes políticos.

Sendo a única superpotência do mundo, os EUA precisam de um diplomata profissional de alta classe. Palavras e comportamentos irracionais de Pompeo vão apenas isolá-los ainda mais.

Tradução: Xia Ren

Revisão: Erasto Santo Cruz

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: