IRIS FM
91.4 FM
Sociedade

Colesterol no limite: Nove alimentos que ajudam a reduzir os níveis

O colesterol elevado é um dos factores de risco mais bem conhecidos para a ocorrência de doenças cardiovasculares e cérebro vasculares.

O colesterol elevado causa cerca de um terço de todas as doenças cardiovasculares, em todo o Mundo. Estima-se que o colesterol elevado cause 18% do total das doenças cerebrovasculares, 56% do total das doenças isquémicas cardíacas e cerca de 4,4 milhões de mortes em todo o mundo, representando cerca de 7,9% do total.

Em relação a Portugal, cerca de 68,5% dos portugueses apresenta valores de colesterol iguais ou superiores a 190 mg/dl. Aproximadamente um quarto dos portugueses apresenta colesterol de risco elevado (>240 mg/dl) e 45,1% apresenta risco moderado (190-239 mg/dl).

O ponto de partida para a intervenção no colesterol envolve o aconselhamento relativo à modificação da dieta, prática de exercício físico, cessação tabágica e alteração de outros aspetos do estilo de vida que aumentam o risco de doença arterial.

De um modo geral, considera-se que existe um ‘bom’ colesterol e um ‘mau’ colesterol. Um desequilíbrio entre eles aumenta o risco de doença coronária, enfarte do miocárdio ou acidente vascular cerebral.

Se gostaria de diminuir os níveis de colesterol naturalmente, a publicação da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Harvard Health, apresenta nove alimentos que o podem ajudar a prevenir ou a atenuar os sintomas:

1. Aveia – trata-se de uma ótima fonte de fibra solúvel, que ajuda o colesterol a ser eliminado naturalmente pelo corpo;

2. Centeio e outros grãos – este tipo de alimentos reduz o risco de doenças cardíacas e são ainda ricos em fibras solúveis;

3. Feijão – outra fonte de fibra solúvel que ajuda a dissolver níveis de colesterol;

4. Alcachofra – trata-se de um vegetal de baixo índice calórico e repleto de fibra;

5. Frutos secos – vários estudos já comprovaram que o consumo regular de frutos secos pode ajudar a reduzir o colesterol ‘mau’ em cerca de 10%.

6. Óleos vegetais – óleos naturais contêm gorduras insaturadas que ajudam a diminuir o colesterol.

7. Maçãs, uvas, morangos e citrinos – incorpore estas frutas na sua dieta, aumentando dessa forma o consumo de fibras solúveis.

8. Soja – estudos demonstram que consumir 25 gramas de proteína de soja diariamente pode diminuir o colesterol LDL entre cinco a 6%.

9. Peixes gordos – peixe como sardinha, atum, salmão, truta ou arenque estão repletos de gorduras ‘boas’ insaturadas ótimas para ajudar a combater o colesterol.
Fonte: Noticias ao minuto