Mundo

Economia da China avança estavelmente apesar de tempestade

De acordo com os dados revelados hoje (10) pela Administração Geral de Alfândega da China, o volume de importação e exportação da China nos primeiros cinco meses deste ano atingiu 12,1 trilhões de yuans, uma alta de 4,1% comparando com o mesmo período do ano passado. No contexto da escalada do atrito comercial no globo e desaceleração do comércio internacional, a China ainda conseguiu um crescimento estável, mostrando plenamente a forte flexibilidade, potencialidade e vigor de sua economia. Se a economia chinesa fosse um mar, este mar poderia aguentar qualquer tempestade!

O comércio internacional da China nos primeiros cinco meses foi caracterizado por dois pontos. Primeiro, o comércio geral cresceu 6,1%, aumentando 1,1% em todo o comércio internacional. O fato representa que a atualização da indústria está funcionando e a competitividade industrial está fortalecida. Segundo, a exportação chinesa à UE, ASEAN, Japão, e aos países ao longo do Cinturão e Rota continua a crescer, diversificando assim os parceiros comerciais e aumentando a capacidade para aguentar a pressão vinda do comércio exterior.

A velocidade e o volume não são mais o sinônimo da economia chinesa. O desenvolvimento de alta qualidade já se tornou a etiqueta da economia do país. Em 2018, o investimento em ciência e tecnologia da China foi de 2,18% do PIB, e o desenvolvimento científico contribuiu com 58,5% para o crescimento econômico. A transformação do modelo econômico e a inovação fornecem nova energia cinética.

A economia chinesa, que está avançando estavelmente apesar da tempestade, tem sido o estabilizador da economia mundial. Nos últimos anos, a China contribuiu com mais de 30% para o crescimento econômico mundial. De acordo com a previsão da OCDE, o país asiático continua a ser o maior contribuinte do PIB global.

O atrito comercial, iniciado pelos EUA, desencadeou uma tempestade no mar da economia chinesa. Mas o desempenho chinês mostra que, seja qual for a tempestade, este grande mar continuará sendo vigoroso, apesar do vento e onda.

Tradução: Xia Ren

Revisão: Erasto Santo Cruz

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: