Regional

Mercado e oficina temática celebram a chegada do Verão em Abrantes

Os hortofrutícolas típicos do Verão vão estar à mostra no Parque Intergeracional de Vale de Rãs, em Abrantes no próximo dia 22 de Junho. Entre as 9h e as 13h, também, haverá produtos locais, plantas, artesanato e ainda uma oficina gratuita de hortas urbanas, pelas 10h.

Tomate, beterraba, cebola, alface, pepino, curgete, limão, alho francês, pimento, feijão-verde, acelga, espinafre, morango, rúcula, entre outros hortofrutícolas vão ser comercializados juntamente com produtos transformados e artesanato de Abrantes, Constância e Sardoal.

A iniciativa é integrada no Bairro ConVida e participada pelos vários parceiros deste projecto, e dinamizada pela TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior e pelo I Núcleo de Produtores PROVE com o intuito de incentivar a população a consumir produtos hortofrutícolas da época e da região.

O Parque Intergeracional de Vale de Rãs vai, ainda, ser palco de uma oficina, pelas 10h, dada pelo I Núcleo de Produtores PROVE do Ribatejo Interior. O tema é hortas urbanas e tem como missão ensinar os participantes a plantar ervas aromáticas e medicinais nas suas hortas de varanda, a conhecer algumas técnicas de produção em horta vertical e quais as culturas agrícolas mais apropriadas e ainda a preservar o meio ambiente através do uso de técnicas agrícolas sustentáveis.

As inscrições são gratuitas, mas limitadas a 15 pessoas, e podem ser feitas através do site da TAGUS (tagus-ri.pt).

Este pequeno certame, de celebração da chegada do Verão, é mais uma iniciativa, do projecto Bairro ConVida, com o objectivo de sensibilizar a população para os ciclos das diferentes culturas agrícolas, incentivando a comunidade a consumir hortícolas da época, directamente dos produtores para os consumidores. E, ainda, criar mais uma oportunidade de promover a comercialização de agro-alimentares e o artesanato de Abrantes, Constância e Sardoal.

O projecto de intervenção comunitária e revitalização social e económica, Bairro ConVida, liderado pelo Município de Abrantes, envolve um conjunto de parceiros, entre eles a Associação Vidas Cruzadas, a Cres.Ser – Associação de Desenvolvimento Pessoal e Comunitário, a União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, o I Núcleo de Produtores PROVE do Ribatejo Interior e a TAGUS.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: