Regional

IX MERCADO HISTÓRICO DE VILA FRANCA DE XIRA

Vila Franca de Xira

“O Príncipe Médici na Vila”

O século XVII é uma época de particular destaque para Vila Franca de Xira, tendo sido, em diversos reinados, corte régia, mormente no reinado de D. Pedro II. Decidimos assinalar, por ser tão diferenciado, o ano de 1669, ainda no reinado de D. Afonso VI, mas em plena regência de D. Pedro (futuro D. Pedro II), numa altura em que Vila Franca se vê “invadida” pela Corte do futuro Cosme III de Médici, Duque da Toscana, com um séquito de nobres, comerciantes, artistas e escribas capacitados para registar todas as circunstâncias desta visita.

Esta visita de um importante príncipe estrangeiro justifica-se pelo facto de estarmos numa época em que a educação dos príncipes europeus pressupunha uma viagem de estudo pela Europa e pelos reinos prósperos, para um maior conhecimento das diversidades nacionais e das realidades sociais, culturais, comerciais e políticas.

Nessa medida, evocamos os 350 anos de uma Vila Franca como grande centro produtivo e interposto comercial, que, pelo facto de ser central no eixo Lisboa-Santarém, se mostrava como ponto capacitado para ser “corte na aldeia”.

Deste modo, o Centro de Bem Estar Infantil de Vila Franca de Xira evoca este momento histórico, pelo que definirá, em contexto pedagógico, um Plano de Atividades centrado na história local e circunstâncias cronológicas e que culminará com a realização do seu Mercado Histórico, nos dias 31 de Maio, 1 e 2 de Junho de 2019.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: