Opinião: China nunca promoveu invasão económica a nenhum país

Nos últimos três meses, os Estados Unidos mantiveram ameaças contínuas de cobrar altas tarifas contra produtos importados da China. Uma guerra comercial será inevitável.

O pretexto da Casa Branca é a invasão económica da China. Peter Navarro, diretor do Conselho Nacional de Comércio da Casa Branca, publicou recentemente um relatório intitulado “invasão económica da China ameaça as tecnologias e a propriedade intelectual dos EUA e do mundo”.

Na semana passada, veículos de comunicação norte-americanos reportaram o projeto de cooperação do porto de Hambantota entre a China e o Sri Lanka, considerando o projeto tanto uma colonização quanto uma invasão.

Especialistas, no entanto, sustentam que se a China tivesse aplicado estratégias comerciais desonestas, o país deveria obter altos superávits em relações à maioria dos países. Mas a realidade é outra.

As cooperações económicas entre a China e outros países visam procurar ganhos mútuos. A chamada invasão económica é mais uma teoria da ameaça que a China supostamente representa. Nos últimos 40 anos, a China cresceu rapidamente com a reforma e a abertura e não vai se submeter a boatos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*