Ano do Cão está quase a chegar a Lisboa

A Sala do Arquivo dos Paços do Concelho de Lisboa recebeu, na manhã desta quinta-feira, a apresentação das comemorações do Ano Novo Chinês de 2018.

À semelhança de anos anteriores e pela quinta vez consecutiva, o Martim Moniz vai receber diversas iniciativas relacionadas com a cultura da China ao longo de dois dias. As festividades que celebram o Ano do Cão vão acontecer a 10 e 11 de Fevereiro e há diversos grupos tradicionais chineses que vêm para Portugal com o objectivo de actuar neste evento.

Para além disso, e integrado nestas comemorações, o Teatro Nacional de São Carlos vai receber o espectáculo “Noite da China”, a 8 de Fevereiro pelas 21h. Nesse evento e ao longo de 13 diferentes actuações, irão existir apresentações de canto, dança, acrobacia e artes marciais.

Em conferência de imprensa, Shu Jianping, Conselheiro Cultural da Embaixada da República Popular da China em Portugal, referiu que esta celebração já ganhou projecção em todo o país e até na China, sendo uma das maiores comemorações do Ano Novo Chinês que é realizada fora do país de origem.

A Fidelidade é uma das parceiras desta celebração. Miguel Machado, responsável pela unidade de negócios para a China desta companhia de seguros, adiantou que a sua empresa tem olhado para a comunidade chinesa com especial atenção e que por isso faz todo o sentido que a Fidelidade se associe a estas comemorações.

Na apresentação das comemorações marcaram ainda presença o Embaixador António Santana Carlos; Choi Man Hin, Presidente da ACILC – Associação dos Comerciantes e Industriais Luso Chinesa e Cristina Rocha, responsável das Relações Internacionais da Câmara Municipal de Lisboa.