ProTejo reuniu com o ministro do Ambiente

O ProTEJO – Movimento pelo Tejo apresentou ao ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, 10 medidas para combater a poluição do Tejo e seus afluentes, tendo sido convidado a assinar um protocolo de cooperação com a tutela.

“O encontro”, que decorreu em Lisboa, à porta fechada, “tinha por objectivo estabelecer um diálogo sobre a situação da bacia hidrográfica do Tejo. A poluição no rio Tejo e seus afluentes, a qualidade das massas de água transfronteiriças, ponto de situação da campanha de monitorização, eficácia da fiscalização, situação da Celtejo, rio Almonda, ribeira da Boa Água e rio Maior, albufeira de Santa Águeda, e Estações de Tratamento de Efluentes Suinícolas, foram alguns dos temas deixados para análise ao ministro, conforme disse à IRISFM o porta-voz do movimento, Paulo Constantino.

 

Entre os temas estão ainda a questão da revisão da Convenção de Albufeira e os caudais ecológicos do rio Tejo.Entre as preocupações constam também o risco de contaminação da bacia do Tejo pelas cinzas dos grandes incêndios, a construção do novo aeroporto no Montijo e o colapso do Mouchão da Póvoa. Para dia 14 de Outubro continua agendada a terceira manifestação contra a poluição do rio.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*