Mundo Sociedade

Associação lança alerta para a falta de pontos de carregamento para carros elétricos na maioria das estradas da Europa

A Associação Europeia de Construtores de Automóveis alertou para a falta de pontos de carregamento para carros elétricos na maioria das estradas da Europa. De entre os 27 países da UE, quase um terço não chegam a ter um carregador elétrico por 100 km de estrada: Bulgária, Chipre, República Checa, Estónia, Grécia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia e Roménia.

Há, ainda, 18 Estados-Membros da UE que têm menos de cinco pontos de carregamento a cada 100 quilómetros, e apenas quatro têm mais de 10 carregadores. O estudo da Associação ressalva um fator comum entre os países que não têm nenhum posto de abastecimento elétrico, já que todos eles (à exceção da Hungria) têm uma participação de mercado de carros elétricos inferior a 3%.

Apesar deste cenário, Portugal não pontua nada mal e ocupa a quarta posição da lista, com 14,9 carregadores por cada 100 quilómetros, o que lhe concede um lugar entre o top 5 de países europeus com mais pontos de carregamento. O primeiro lugar pertence aos Países Baixos, que conta com mais de 47 carregadores por 100 quilómetros de estrada. O Luxemburgo vem em segundo lugar, com 34,5, e a Alemanha em terceiro (19,4).

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: