China injecta mais forças positivas à economia aberta do mundo

Começou hoje (5) em Shanghai a primeira Exposição Internacional de Importação da China (CIIE, na sigla em inglês). Na cerimônia de abertura, o presidente chinês, Xi Jinping, fez o discurso temático intitulado “Construir em conjunto uma economia mundial aberta, inovadora e abrangente”.

Em seu discurso, Xi Jinping lançou várias políticas e medidas para impulsionar o multilateralismo comercial e a facilitação de comércio e de investimento. Dentre elas, cintou explorar a potencialidade de importações, relaxar as restrições de entrada no mercado chinês, criar o ambiente comercial de primeira classe internacional, estabelecer novas plataformas de abertura ao exterior e impulsionar o aprofundamento das cooperações bilaterais e multilaterais.

O líder chinês tem um conhecimento claro de que a globalização é uma tendência histórica irreversível. Ele apelou a todos os países que sejam mais corajosos e ativos para corresponder a essa corrente da história. Xi Jinping enfatizou três pontos que devem ser persistidos: na abertura e interconexão para ampliar espaço de cooperação, na orientação pela inovação com o fim de acelerar a transformação das forças motrizes e na abrangência e nos benefícios universais na procura do desenvolvimento comum.

“Era nova e futuro compartilhado” é o tema principal da CIIE e também o objetivo da China num contexto de que o multilateralismo e o livre comércio sofrem grandes impactos.

Tradução: Luís Zhao

Revisão: Diego Goulart

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*